12 abril 2021

UERN realiza eleições para reitor(a) e vice-reitor(a) dia 14

Estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) escolherão, na próxima quarta-feira, 14, o(a) novo(a) reitor(a) e vice-reitor(a) da Instituição para o período de 2021-2025. Pela primeira vez na história, a eleição vai acontecer de forma virtual, das 8h às 22h.

Para poder votar, é preciso que o estudante, o docente e o técnico administrativo realizem o cadastro nas plataformas vinculadas ao Sistema Integrado de Gestão (SIG) – SIGAA e SIG. Apenas os cadastrados terão acesso ao SiGEleição. O prazo para realizar o procedimento segue aberto até esta segunda-feira, 12 de abril.

Até às 14h30 da última sexta-feira, 09, a Diretoria de Informatização (Dinf) informou que o balanço de cadastrados até aquele momento era de 89% dos professores e técnicos e 30% dos estudantes.

Para os estudantes, além do acesso ao SIGEleição, que permitirá que eles participem da eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) da Uern, o cadastro dará acesso, em breve, ao Sistema de Bibliotecas e ao SIGAA. Esses são os próximos módulos de gestão de atividades acadêmicas que passarão a funcionar na Universidade.

Adalberto Veronese da Costa, Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Paulo da Silva concorrem ao cargo de reitor(a)

Para os servidores, o cadastro dá acesso aos sistemas administrativos em diferentes áreas funcionais, como recursos humanos, patrimônio, administrativo, acadêmico, eleições, dentre outros. Os professores visitantes e os professores com contrato temporário também podem realizar o cadastro.

Em caso de dúvidas sobre o processo de cadastro, alunos e servidores poderão solicitar suporte à Diretoria de Informatização (Dinf/Uern) através do Chat institucional na plataforma https://chat.google.com/ e entrar em contato com sigs.dinf@uern.br, para isso é importante utilizar o e-mail institucional. Nesses canais há uma equipe de analistas pronta para tirar dúvidas de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Uma equipe esteve de plantão ontem, 10, e permanece hoje, 11, para tirar dúvidas dos eleitores nos horários das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.

Conclusão

Em menos de 30 minutos após o encerramento da votação na quarta-feira, o resultado da eleição será conhecido pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Armando Lúcio Ribeiro, que fará o anúncio oficial em seguida. Na quinta-feira, 15, será publicado no Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (JOUERN) o resultado para fins de cumprimento da resolução 019/2020-CONSUNI.

A Comissão Eleitoral está satisfeita com o andamento dos trabalhos, pois todas as programações estão sendo executadas e nenhum problema foi registrado. A expectativa com a votação eletrônica é a melhor possível.

“Vai ser uma eleição muito tranquila e aí pode ser um marco porque, muito possivelmente, a partir desse fato, todas as eleições sejam desse modo [eletrônica] a nível da Uern, porque tem se mostrado bastante satisfatório, todos os candidatos contribuem com as normas que foram baixadas pelo Consuni [Conselho Universitário] e pela Comissão Eleitoral, de modo que o grande trabalho que teríamos que fazer na arregimentação de pessoal para trabalhar nas sessões, nas urnas eletrônicas e a totalização dos votos, esse será absorvido pela votação eletrônica. Estamos muito confiantes e numa boa expectativa para essa eleição e esse modo nós entendemos que seja o adotado nas próximas eleições”, avaliou Armando Lúcio, que preside a comissão pela sexta vez.

Candidatos(as)

Francisco Dantas de Medeiros Neto, Kelânia Freire Martins Mesquita e Maria José da Conceição Souza Vidal disputam o cargo de vice-reitor(a)

Em ordem alfabética, Adalberto Veronese da Costa, Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Paulo da Silva concorrem ao cargo de reitor para o período 2021-2025. Francisco Dantas de Medeiros Neto, Kelânia Freire Martins Mesquita e Maria José da Conceição Souza Vidal disputam o cargo de vice-reitor.

Foi sugerido aos candidatos(as) pela Comissão Eleitoral a utilização de números (dezenas) para identificação dos mesmos no sistema de informatização, com possibilidade de utilização desses números na campanha.

Através de sorteio, ficaram definidos os seguintes números de identificação: 70 – Francisco Paulo da Silva e 71 –  Kelânia Freire Martins Mesquita; 80 – Adalberto Veronese da Costa e 81 –  Maria José da Conceição Souza Vidal; e 90 – Cicília Raquel Maia Leite e 91 – Francisco Dantas de Medeiros Neto.

Os mandatos do atual reitor, professor Dr. Pedro Fernandes, e da vice-reitora, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, terminam em setembro de 2021.

Eleição eletrônica rápida, segura e confiável

A tecnologia tem permitido que as instituições mantenham suas atividades em funcionamento nesses tempos de pandemia. Depois das aulas, eventos, capacitações e o teletrabalho diário, chega a hora da comunidade acadêmica votar para escolher os representantes dos dois mais altos cargos da instituição.

A eleição para escolha do(a) novo(a) reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será rápida e segura, cujo acesso se dará pela plataforma SIGEleição, de qualquer lugar onde esteja os estudantes, professores e técnicos administrativos aptos ao voto no dia 14 de abril, de 8h às 22h.

Escolher a plataforma SIGEleição já é uma das medidas de segurança utilizadas no processo de sucessão na Reitoria.

“Esta plataforma já foi amplamente testada –  foram realizadas mais de 2.000 eleições com mais de 180.000 eleitores. O eleitor tem que utilizar sua senha e login, que são intransferíveis e devem ser de responsabilidade do usuário. O sistema está hospedado em um ambiente seguro no tocante a infraestrutura e firewall. Com relação a eventuais quedas na internet, o local da hospedagem tem redundância no acesso”, explicou André Pedro, titular da Diretoria de Informatização (Dinf).

Para o diretor da Dinf, a tecnologia é de fundamental importância nesse momento de prosseguimento das atividades universitárias.

“Além da certeza da segurança da eleição em relação à confiabilidade do processo, a gestão está trazendo, por meio da Diretoria de informatização, a melhor solução hoje no mercado para a realização das eleições no âmbito das universidades que é a plataforma SIGEleição. Com esta solução, garante-se o isolamento social tão necessário neste momento e a realização democrática da eleição em um processo simples, rápido e confiável”, argumentou André Pedro.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Translate