20 abril 2021

Governo do RN se reúne com Forúm dos Servidores para tratar da continuidade do pagamento dos salários atrasados do governo Robinson


A Aduern participou de audiência, na manhã de ontem  (19) com o Governo do Estado. Também participaram do espaço, representantes das demais entidades que compõem o Fórum dos servidores estaduais do Rio Grande do Norte.

A pauta da reunião foi a continuidade do pagamento dos salários atrasados para as categorias. Professores e professoras da UERN ainda aguardam pagamento referente a dezembro de 2018 e 13º salário do mesmo ano.

Inicialmente a ADUERN também participaria de outra audiência com o Governo no mesmo horário, para debater o projeto de autonomia financeira da UERN. A audiência, porém, foi cancelada em decorrência do conflito de horários. O debate será realizado na próxima quinta-feira (22) a partir das 10h.

Durante a audiência de ontem , o Governo confirmou o pagamento de mais uma parcela das que estão atraso no mês de maio, referente ao décimo terceiro salário 2018, mas já definiu que não terá como pagar o restante do passivo, como defendido pela ADUERN e pelo Fórum dos Servidores. A quantia que será repassada aos servidores ainda não foi decidida pelo Executivo Estadual.

Mesmo sem o valor definido, que deve ser inferior ao inicialmente estimado pelo próprio governo (90 milhões), o Executivo abriu às categorias a discussão acerca da metodologia de pagamento. Uma das propostas é a manutenção da metodologia utilizada em fevereiro, quando foi definida uma faixa salarial (que na época foi referente aos que recebiam até R$ 3.500 liquido), sendo agora definido uma nova faixa. Outra possibilidade seria a mudança de metodologia, passando a contemplar a todos, independe da remuneração final, mas utilizando um percentual ou um valor uniforme. Essa seria a metodologia mais sensata.

Diante do exposto foi definido que as representações deveriam discutir com suas bases e trazer uma posição ao Governo em uma próxima reunião, que será realizada no dia 04/05 às 10h.

A ADUERN convocou a categoria para assembleia na manhã do dia 20/04 as 9h, oportunidade em que a proposta será discutida com a categoria dos docentes.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate