18 abril 2021

Foto da Semana: Cristo Redentor, um Patrimônio Mundial Cultural A imagem é uma homenagem ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A imagem é uma homenagem ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

  Estátua do Cristo Redentor, ícone turístico do Rio de Janeiro. Crédito: Lucíola Vilella/MTur

A foto da semana desta sexta sexta-feira (16.04) homenageia o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado neste domingo (18.04). A imagem da fotógrafa Lucíola Vilella retrata a beleza ímpar da paisagem urbana carioca que margeia a estátua do Cristo Redentor. Os monumentos, sítios arqueológicos ou conjunto de construções com valor universal excepcional dão forma ao patrimônio cultural de um país. São classificados assim pela sua relevância e importância para a memória, identidade e criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

A lista dos patrimônios brasileiros classificados como Patrimônio Mundial Cultural é extensa e inclui, por exemplo, o conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília, os centros históricos de Goiás (GO), Diamantina (MG), Ouro Preto (MG), Olinda (PE), São Luís (MA) e Salvador (MA), além da cidade do Rio de Janeiro (RJ), que tem como cartão-postal o Cristo Redentor e cuja paisagem urbana foi a primeira no mundo a ter o reconhecimento de valor universal.

Neste ano, a Unesco deve avaliar a candidatura de mais um monumento brasileiro a Patrimônio Mundial; o Sítio Roberto Burle Marx, localizado no Rio de Janeiro.

No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério do Turismo, é o órgão responsável por incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade, a partir de diretrizes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura).

Fonte: Ministério do Turismo

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Translate