11 março 2021

GOVERNADORES LUTAM POR VACINA: Consórcio Nordeste anuncia acordo por 39,6 milhões de doses da Sputnik V

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), anunciou hoje um acordo para compra de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, a serem encaminhadas ao plano nacional de imunização contra a covid-19 assim que aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As negociações, segundo Azevêdo, vinham sendo feitas desde o ano passado pelo Consórcio Nordeste, liderado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), diretamente com o Fundo Soberano Russo. Os termos do acordo foram apresentados hoje ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a assinatura está prevista para amanhã.

“Agradecemos ao governador Rui Costa por todo empenho ao longo desses meses para garantir a disponibilidade das doses e também ao ministro Pazuello pela pronta concordância, aprovação e agendamento para assinatura do contrato de compra já na manhã desta sexta-feira [12]”, escreveu o governador da Paraíba em uma rede social.

O anúncio acontece um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionar a lei — também mencionada por Azevêdo — que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro definitivo ou autorização para uso emergencial no Brasil.

“Isso garantirá a continuidade da vacinação. O Brasil precisa, mais do que nunca, de união e vacina! É assim que venceremos essa pandemia”, completou o governador, que ainda reforçou a importância do uso da máscara.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também confirmou o acordo com o Ministério da Saúde.

UOL

0 comentários:

Postar um comentário

Translate