12 novembro 2020

ELEIÇÕES: TSE apresenta processo eleitoral brasileiro a convidados internacionais

Nesta sexta (13), autoridades de diversos países participarão de seminário sobre as Eleições Municipais 2020, o combate à desinformação e o uso da tecnologia nas eleições

Logo das Eleições 2020

Autoridades da Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana e do Parlamento do Mercosul acompanharão as Eleições Municipais deste ano como convidados especiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vinda de estrangeiros ao Brasil faz parte do calendário de eventos internacionais da Corte Eleitoral., com o objetivo de aprimorar a transparência e a eficiência do sistema eleitoral brasileiro.

Integram a comitiva internacional o embaixador Daniel Scioli, ex-vice-presidente da Argentina (2003-2007); o secretário do Conselho Diretivo do Serviço Eleitoral do Chile, Alvaro Mario Castañon Cuevas; a delegada Departamental da Registraduria Nacional do Estado Civil da Colômbia, Dayra Ibarguen Hurtado, e o diretor do Censo Eleitoral do mesmo órgão, Jose Antonio Parra; o juiz do Tribunal Superior Eleitoral da República Dominicana Santiago Salvador Sosa Castillo; e o diretor-executivo do Parlamento do Mercosul, Alexandre Andreatta.

O grupo terá a oportunidade de conhecer o processo eleitoral brasileiro. Nesta sexta-feira (13), as autoridades participarão de cinco painéis na sede do Tribunal, em Brasília, e, no dia seguinte, em Goiânia (GO), serão realizadas outras três palestras técnicas.

No domingo (15), primeiro turno das Eleições 2020, pela manhã, as autoridades estrangeiras estarão em seções eleitorais de Goiás e acompanharão a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. Na parte da tarde, conhecerão o projeto “Eleições do Futuro” e acompanharão o encerramento da votação em Valparaíso (GO). Já em Brasília, os convidados testemunharão a totalização dos votos, na sede do TSE.

Desafios das Eleições 2020

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, falará aos convidados internacionais sobre o tema “Perspectivas e Desafios nas Eleições Municipais de 2020”, às 14h desta sexta-feira (13). Ao seu lado, estarão o vice-presidente, ministro Edson Fachin, o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e a secretária-geral do TSE, Aline Osorio. Especialista em Direito Eleitoral, a ex-ministra da Corte Eleitoral Luciana Lóssio completará a mesa.

A série de palestras técnicas tem início nesta sexta-feira (13), às 10h, sobre “Eleições Municipais de 2020: contexto e dados gerais”. Os três expositores são do TSE: Aline Osório, secretária-geral; Ana Cláudia Braga Mendonça, secretária de Gestão de Pessoas; e Bruno Cezar Andrade de Souza, secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental.

Diante do contexto de notícias falsas alcançando os mais variados setores da sociedade em diversos países, os participantes estrangeiros terão a oportunidade de conhecer como a Justiça Eleitoral brasileira combate a desinformação, a partir dos depoimentos do ministro Carlos Horbach, da chefe da Assessoria de Comunicação do TSE, Mariana Oliveira, e do consultor do Tribunal Thiago Rondon.

O evento permite que os convidados também relatem a experiência de seus países, servindo, assim, como um intercâmbio de valiosas informações, podendo resultar em novas estratégias para o enfrentamento dos problemas.

O seminário, que será realizado no Auditório 1 do Tribunal, contará com tradução simultânea e será transmitido pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

Confira a programação completa:

Dia 13/11
Local: Auditório 1 e Foyer do edifício-sede do TSE, Brasília

10h – Mesa 1: Eleições Municipais de 2020: contexto e dados gerais
- Aline Osório – secretária-geral do TSE
- Ana Cláudia Braga Mendonça – secretária de Gestão de Pessoas do TSE
- Bruno Cezar Andrade de Souza – secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE

10h45 – Mesa 2: Combate à desinformação e notícias falsas
- Carlos Horbach – ministro do TSE
- Mariana Oliveira – assessora de Comunicação do TSE
- Thiago Rondon – consultor do TSE

14h – Sessão Especial: Eleições Municipais de 2020: perspectivas e desafios
– Luís Roberto Barroso – presidente do TSE
– Edson Fachin – vice-presidente do TSE
– Tarcísio Vieira – ministro do TSE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE
– Luciana Lóssio – advogada e ex-ministra do TSE
– Aline Osório – secretária-geral do TSE

16h – Mesa 3: Uso da tecnologia nos processos eleitorais
– Sandro Nunes Vieira – juiz auxiliar da Presidência do TSE
– Giuseppe Dutra Janino – secretário de Tecnologia da Informação do TSE
– Grace Porto dos Santos Veras – coordenadora de Gestão de Tecnologia da Informação do TSE

17h15 – Mesa 4: Eleições e inclusão social - a experiência brasileira
– Sérgio Banhos – ministro do TSE
– Roberta Gresta – assessora da Presidência do TSE
– André Ricardo Neto Nascimento – assessor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE

18h – Visita às exposições “A construção da voz feminina na cidadania” e “Diplomação na República Brasileira” e ao Museu do TSE, onde acontece a mostra “Eleições no Brasil – a conquista da transparência e da legitimidade”.


Dia 14/11
Local: Salão de reunião do Hotel Mercure Goiânia

15h – Boas-vindas aos convidados internacionais
– Desembargador Leandro Crispim – presidente do Tribunal Regional de Goiás

15h15 – Características operacionais das Eleições Municipais 2020
– Wilson Gamboge, diretor-geral do TRE-GO

16h15 – Segurança do sistema eletrônico de votação
– Frank Wendell Ribeiro – secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO
– Cleyton Luiz de Melo Eufrásio – chefe da Seção de Suporte ao Voto Informatizado do TRE-GO

 

Translate