30 abril 2021

GUERRA À COVID: Prefeitura de Caraúbas/RN Decreta 'lockdown' a partir de 1º de maio até o dia 10

 

O município de Caraúbas, localizado na Região Oeste do Rio Grande do Norte, decretou lockdown após avanço da covid-19 na cidade. Hoje, o município tem 1.922 casos confirmados e 34 óbitos contabilizados desde o início da pandemia. Em uma live realizada recentemente pela Prefeitura de Caraúbas, a medida foi anunciada e a previsão é que entre  em vigor de 1° a 10 de maio de 2021.  

Na quarta-feira (28), o prefeito Juninho Alves esteve na governadoria da administração do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal, para solicitar apoio no combate à pandemia. “Pedimos o apoio urgente do Governo do Estado para o momento que estamos enfrentando. Entre as principais reivindicações, reforço no pessoal especializado que lida com a covid-19 no Hospital regional, bem como melhorias na parte de material e insumos. Também solicitamos apoio da Policia Militar ao secretário de Segurança para o período de lockdown que se iniciará no sábado”, destacou o prefeito Juninho Alves. Além dessas reivindicações, a comitiva solicitou ainda um estudo epidemiológico para saber que tipo de cepa do vírus existe no município de Caraúbas. 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ressaltou que está acompanhando os índices de casos e óbitos confirmados em Caraúbas. “Uma análise minuciosa está sendo feita semanalmente, pelo Indicador Composto, oferecendo suporte através dos apoiadores regionais para fortalecimento das ações de vigilância em saúde e atenção primária  que atendem as demandas covid-19”. 

A Sesap também falou sobre a assistência à saúde na cidade. “O Hospital Regional de Caraúbas, Dr Aguinaldo Pereira, é hoje unidade de referência Covid, incluída no Plano Estadual de Enfrentamento à Pandemia e faz parte da rede de assistência estadual. O hospital tem em sua estrutura, exclusiva para Covid, cinco leitos clínicos regulados pela Central de Regulação do Oeste e o governo está em fase da implantação de mais dois leitos com suporte ventilatório”, contou.  “Recentemente foi instalado o Raio-x para dar assistência aos pacientes da região, sem a necessidade de deslocamento para outras cidades, evitando assim o contágio e oferecendo maior assistência à população”, complementou.

Ainda segundo a Sesap, o Governo do RN atendeu a todas as solicitações feitas pelo Município, entendendo a importância do hospital, diante da crescente demanda de pacientes com a covid-19. “Para que fosse possível prestar toda a assistência a região de Caraúbas, o governo investiu e contratou equipe de profissionais, além de providenciar insumos e equipamentos”, concluiu a Sesap, em nota.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate