30 abril 2021

Ao assinar pré-acordo que garante chegada de águas do São Francisco no RN, governadora Fátima adianta que faturas só serão cobradas 3 anos depois

Assinado pela governadora Fátima Bezerra, com o Ministério de Desenvolvimento Regional, pré-acordo que consolida chegada de água ao Rio Grande do Norte através da transposição das águas do Rio São Francisco.

As águas chegarão ao a partir da integração do rio com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

Também assinaram os governadores Camilo Santana, do Ceará; João Azevedo, da Paraíba; e Paulo Câmara, de Pernambuco.

Os governadores participaram de reunião remota conduzida pelo ministro Rogério Marinho e pelo Advogado Geral da União, André Mendonça.

“Estabeleci uma condição para assinar esse pré-acordo: que o Governo Federal viabilize o ramal Apodi/Mossoró. O São Francisco já trouxe conquistas importantes para nós, como a Barragem Oiticica, que está sendo construída na Bacia Piranhas/Açu e que deve ser concluída ainda este ano se não houver contingenciamento de recursos federais. Mas, precisamos tornar realidade o outro ramal até porque queremos que as águas do São Francisco beneficiem o Rio Grande do Norte como um todo”, disse a governadora durante a reunião.

Também ficou acertado que o governo só irá cobrar tarifa três anos depois da chegada das águas, previsto para ocorrer no início do próximo ano.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Translate