24 janeiro 2021

PRT: MTur fecha parceria para modernizar ações de regionalização do turismo. Gestão do Turismo Local espera contar com a colaboração do comércio da área para o Município continuar no Mapa do Turismo

 

Secretaria de Turismo precisa  do apoio dos comerciantes da área para o município continuar integrando o Mapa do Turismo Brasileiro.


Mudanças devem dar maior eficácia e agilidade às medidas elaboradas pela Pasta em prol do desenvolvimento turístico

As ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo, promovidas pelo Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo, serão atualizadas em 2021. Por meio de um acordo celebrado entre a Pasta e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o programa contará com novas medidas que terão o objetivo de fortalecer a atuação da rede de interlocutores do PRT no Brasil. A expectativa é de que as mudanças deem mais eficácia e um novo alinhamento com foco no ordenamento territorial direcionado à atividade turística dos municípios e de suas respectivas regiões turísticas.

Para o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, modernizar o PRT e o Mapa do Turismo é fundamental para maior eficácia nas ações de ordenamento territorial e definição de políticas públicas por meio da atualização da plataforma do Mapa do Turismo, na qual poderão ser visualizadas as atividades turísticas reais dos municípios e das regiões turísticas, bem como outras informações fundamentais para a tomada de decisão de gestores públicos e investidores.

O turismo é capaz de alavancar o desenvolvimento sustentável de diversos municípios brasileiros. No entanto, é necessário que a atividade seja ofertada de forma organizada, para que se promova a geração de emprego e renda e preserve o patrimônio natural e cultural da localidade.

A coordenadora-geral de Áreas Estratégicas de Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura, destacou a necessidade do aprimoramento do PRT e do Mapa do Turismo. “É importante passarmos por atualizações, pois o nosso setor está sempre em constante mudança e precisamos preparar os nossos destinos para o novo.”, declarou.

ENCONTROS – Nas últimas semanas, o Ministério do Turismo se reuniu com representantes do PRT de todas as regiões do país. O objetivo do encontro foi esclarecer aos gestores sobre a integração entre os programas da secretaria e o funcionamento do Programa e Regionalização do Turismo, devido à recente posse dos prefeitos eleitos em 2020.

PRT+INTEGRADO – Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é resultado de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado. É uma série de encontros que busca aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, criando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo nacional.

Nos encontros do PRT, os participantes conhecem oportunidades de apoio proporcionadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor e a geração de emprego e renda, com impacto cultural, social e econômico. As reuniões permitem o alinhamento de ações, a exemplo da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, além da divulgação de iniciativas de apoio aos setores público e privado, bem como o incentivo à participação do terceiro setor para o desenvolvimento do turismo dos municípios e regiões turísticas de todo o país.

Fonte: Portal do Mtur

DESTE BLOG: Este município vai pela 2ª vez lutar para permanecer no Mapa do Turismo. Tudo vai depender da colaboração dos comerciantes da área do Turismo.

Proprietários de Bares e Restaurantes precisam urgentemente se cadastrarem no CADASTUR, online e gratuito. Podem  fazer do celular. 

Terão que ter CNPJ MEI.

Precisam também requerer Alvará de Licença à Prefeitura, somente quem ainda não tiver.

Tudo isso faz parte da organização do estabelecimento, algo muito exigido pelo Ministério do Turismo,  como também participação em Cursos ofertados de forma online e gratuito. Pode fazer do celular.

Infelizmente,  nenhum comerciante da área do Turismo  fez os cursos ofertados, principalmente o curso de Atendimento ao Turista

Clique AQUI,  faça cadastro  e comece a fazer o curso agora. 

Observação: Não há necessidade de pedir autorização.


 

0 comentários:

Postar um comentário

Translate