06 novembro 2020

ESCOLAS PÚBLICAS DO RN são destaque no Prêmio Gestão Escolar 2020. Primeiro Lugar fica para uma Escola Municipal de Portalegre

Um total de 15 escolas públicas do RN, vinculadas às redes estadual e municipal, foram classificadas como “Destaque Estadual 2020”, nas etapas estadual e regional do Prêmio Gestão Escolar (PGE 2020), iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que premia e homenageia projetos e gestões inovadoras na educação básica das redes públicas de ensino de todo país.

Do número total de escolas, nove pertencem à rede estadual de ensino e seis aos sistemas municipais. Dentre estas, a Escola Municipal Professora Elvira Gomes de Moura, localizada na zona rural do município de Portalegre (Alto Oeste potiguar), foi classificada em primeiro lugar, sendo eleita “Referência Estadual” para representar o RN nas etapas “região nordeste” e ”nacional”.

O segundo e terceiro lugar foram ocupados, respectivamente, pelo Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, em Parnamirim, e pela Escola Municipal Presidente Arthur Costa e Silva, no mesmo município.

No RN, 218 escolas inscreveram-se na premiação (sendo 121 estaduais e 97 municipais), das quais 151 foram indicadas como “Destaques Regionais” – fase anterior aos “Destaque Estadual” que elege as 15 melhores.

Para participarem, cada uma das escolas apresentou um relato de experiência sobre as práticas inovadoras aplicadas à gestão escolar. Neste ano, e em virtude da pandemia da Covid-19, o tema da edição foi Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?, sob o qual as unidades inscritas descreveram as ações desenvolvidas em tempos de pandemia.

Experiências

Eleita em primeiro lugar no RN, a escola Professora Elvira Gomes de Moura apresentou um relato de experiência intitulado Os desafios das aulas remotas na Escola Municipal Professora Elvira Gomes de Moura localizada em área de assentamento rural no município de Portalegre/RN.

Em segundo lugar, o CEEP Lourdinha Guerra mostrou o relato Nem só de tecnologia se faz uma escola à distância: um recorte de um redesenho contínuo em busca de uma educação integral. Por último, a escola Costa e Silva classificou-se com o relato Nenhum a menos: a Escola Costa e Silva e os desafios da aprendizagem em tempos de pandemia.

Premiação

Ao todo, foram eleitas 27 escolas como “Referência Estadual” – cada uma representando um estado diferente – que receberão R $5 mil cada. Dentre essas 27, cinco escolas serão selecionadas como “Referência Regional”, o que as garante uma premiação de R $10 mil cada. Por último, das cinco finalistas, apenas uma será eleita como “Referência Nacional”. À esta caberá uma premiação de R$ 30 mil.

Além disso, para os três níveis de premiação serão oferecidas vagas gratuitas no curso de especialização (à distância) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp.

A cerimônia de premiação nacional, quando será eleita a escola “Referência Brasil”, acontecerá no dia 10 de dezembro, realizada de forma virtual pelo Consed, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e demais instituições parceiras da iniciativa.

1º Lugar – E.M. Profª Elvira Gomes de Moura – Portalegre – 15ª DIREC.

2º Lugar – CEEP Profª Lourdinha Guerra – Parnamirim – 2ª DIREC

3º Lugar – E.M. Presidente Artur da Costa e Silva – Parnamirim – 2ª DIREC

4º Lugar –.E.E. Nossa Senhora das Graças – Mossoró – 12ª DIREC

5º Lugar – E.E. Santos Dumont Ens. Fund. e Médio – Parnamirim – 2ª DIREC

6º Lugar – E.E. Jesus Menino – Parelhas – 9ª DIREC

7º Lugar – E.M. Profª Marta Bezerra de Medeiros – Ens. Fund. I – Lajes – 8ª DIREC

8º Lugar – E.E. Stela Wanderley – Natal – 1ª DIREC

9º Lugar – E.M. Deputado Jesse Filho – Jaçanã – 7ª DIREC

10º Lugar – E.E. Prof. Pedro Raimundo do Nascimento – Água Nova – 15ª DIREC

11º Lugar – CEEP Francisco de Assis Pedrosa – Mossoró – 12ª DIREC

12º Lugar – E.M. Presidente Castelo Branco – Currais Novos – 9ª DIREC

13º Lugar – E.E. Antônio de Azevedo – Jardim do Seridó – 10ª DIREC

14º Lugar – E.M. Miguel Lula de Farias – Santa Cruz – 7ª DIREC

15º Lugar – E.E. Hegésippo Reis – Natal – 1ª DIREC

 

0 comentários:

Postar um comentário

Translate