22 outubro 2020

ENADE 2019 é Divulgado pelo INEP

Os cursos das instituições públicas de ensino superior apresentaram desempenhos melhores  que os das instituições privadas no Enade , o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019. 

O exame avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos no curso de graduação. A cada edição são avaliados grupos de cursos. 

Dos cursos enquadrados na faixa 5, melhor nota do indicador, 81,4% são de instituições públicas, enquanto 18,6% correspondem a instituições privadas. 

Os dados fazem parte do Conceito Enade, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade.

O Enade 2019 mostra ainda que 60% dos estudantes concluintes são beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Dos que receberam subsídio do Governo Federal, 71% são os primeiros da família com acesso ao ensino superior.

Dentre as 1.225 instituições participantes do Enade, 85% são privadas, enquanto 15% são públicas. Os estudantes da rede privada foram maioria , cerca de 76%, entre os avaliados no Exame em 2019.

Em relação ao perfil dos participantes, 55% são mulheres e 45% homens. Ao todo, 84,6% têm entre 18 e 33 anos.

No Enade 2019 foram avaliados cursos de bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além dos cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Outras informações no site inep.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Translate