14 outubro 2020

Candidaturas Femininas cresceram 16,2% em 4 anos, diz TSE

Em quatro anos, o número de candidaturas femininas, nas eleições municipais, cresceu cerca de 16,2%. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 184.107 mulheres se candidataram no pleito deste ano, contra 158.450 postulantes nas eleições de quatro anos atrás. No entanto, as mulheres representam apenas 33,33% do total de candidaturas em 2020. 

Desde 2018, por conta de uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral, partidos políticos são obrigados a destinar, ao menos, 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas.

Além disso, a corte também determinou que o mesmo percentual deverá ser seguido em relação ao tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Para a advogada eleitoral Bianca Gonçalves, ações afirmativas, como a determinação do TSE, são de extrema importância para que a participação feminina na política aumente cada vez mais. 

“Não basta ficar reclamando que não existem mulheres no espaço de poder. É necessário conscientizá-las sobre o poder que elas têm e de que elas podem ocupar um espaço na política.”

 

0 comentários:

Postar um comentário

Translate