03 setembro 2020

A DEMOCRACIA ESTÁ EM RISCO NO BRASIL?

HÁ RISCOS À DEMOCRACIA?

Diversos episódios de autoritarismo ao longo dos últimos meses levaram parlamentares, juristas, acadêmicos e entidades da sociedade civil a apontarem riscos à democracia no Brasil. Destacam-se, entre eles, o fomento a atos contra o Judiciário e o Legislativo por parte do presidente Jair Bolsonaro, a expressa vontade de “intervir” no Supremo Tribunal Federal (STF) e a participação do presidente em ato onde houve a exaltação do Ato Institucional nº 5 (AI-5).

Para contextualizar e entender as consequências destes atos, o Congresso em Foco organiza a live “A democracia está em risco no Brasil?” O evento acontece na sexta-feira (04), às 11h, com a participação das deputadas Sâmia Bomfim (Psol-SP)e Margarete Coelho (PP-PI), do deputado Fábio Trad (PSD-MS) e do cientista político Ricardo Braga. A live será mediada pelo fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa e transmitida pelo canal do youtube do Congresso em Foco e retransmitida no site.

Os parlamentares foram destaques no Prêmio Congresso em Foco 2020. O deputado Fábio Trad foi eleito o melhor deputado pelo júri da premiação, a deputada Margarete Coelho ficou entre os destaques da mesma categoria. A parlamentar Sâmia Bomfim ficou em terceiro lugar na categoria melhores deputados da Câmara dos Deputados pelo voto popular.

A deputada Sâmia Bomfim aponta o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) como um marco na sequência de ameaças ao sistema democrático. “Quando uma parlamentar é assassinada e existe uma naturalização por parte da sociedade, significa que tem um problema democrático muito forte”, disse.

A parlamentar lembra que a ameaça democrática vai além do discurso e se institucionaliza. “A nomeação do procurador-geral da República sem respeitar a lista tríplice e a interferência na Polícia Federal do Rio de Janeiro para proteger a família de investigações são alguns dos exemplos”, ressaltou.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate