12 agosto 2020

ADUERN: Assembleia docente debate eleições na UERN e reforça tradição democrática da ADUERN

Professores e professoras da UERN reunidos em assembleia virtual na tarde de ontem (06) debateram amplamente os processos eleitorais internos na universidade. O debate foi motivado pela aprovação no CONSUNI da minuta que ampliou a lista tríplice também para os chefes e sub chefes de departamento. A ADUERN, representada pela vice-presidente Kelânia Mesquita votou contra a decisão.

Para o sindicato, a substituição da escolha através de eleições diretas por uma consulta com a formação de uma lista tríplice, reduz drasticamente a democracia dentro da UERN e coloca a autonomia da instituição sob grande risco, uma vez que o contexto atual já é marcado pela retirada de direitos e ataque à liberdade dentro das universidades.

Muitas falas durante a assembleia destacaram que outras medidas aprovadas anteriormente já haviam fragilizado a democracia interna na UERN e atacado diretamente a pluralidade de ideias nas instâncias representativas da instituição. Dentre essas ações, destaca-se a retirada do direito dos aposentados de serem eleitos para o Consuni e a substituição do modo de escolha dos representantes nos conselhos, que era realizada em assembleia com votação direta nos sindicatos e passou a ser feita por meio de votação virtual coordenada e apurada pela administração da Universidade. Outro ponto lembrado pelos docentes se refere à composição do Consuni, hoje composto por diversos membros da gestão administrativa, além de Reitoria e Vice-Reitoria.

Membros da categoria rememoraram o processo de estatuinte da UERN, destacando que desde o princípio foi travada uma grande luta para por fim às listas tríplice dentro da universidade, e que a ADUERN sempre teve uma posição clara acerca das listas e dos riscos que ela representava à democracia na universidade.

Após amplo debate sobre a temática a categoria aprovou os seguintes encaminhamentos: Luta e defesa da autonomia das entidades representativas e suas categorias nas eleições da UERN; Retirada de todas as listas tríplices para todos os dirigentes na UERN; retomada do termo “eleição” ao invés de “consulta” na resolução da minuta aprovada pelo Consuni; Possibilitar aos aposentados o direito de participar das eleições para representar a categoria no Consuni; Encaminhar ao Governo do Estado a revisão e retirada da Lei que prevê a lista tríplice para Reitor da Universidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate