20 maio 2020

Congresso em Foco lança plataforma inédita sobre ação dos parlamentares

  Radar do Congresso traz informações sobre assiduidade, votações, gastos, discursos e patrimônio dos congressistas.

A partir de hoje você tem uma nova ferramenta para monitorar a atividade de deputados federais e senadores. O Radar do Congresso, que estamos lançando nesta terça-feira (19), oferece dados sobre a atividade parlamentar no Congresso Nacional. Na ferramenta de acesso gratuito que está hospedada dentro do site, os leitores encontram informações sobre assiduidade, votações, discursos, gastos e proposições dos congressistas.

Além dos dados relativos à ação parlamentar, o sistema está ligado a outras bases de dados e apresenta a relação de patrimônio dos congressistas e também seu desempenho eleitoral.

A construção da ferramenta, que ainda terá novas aplicações, foi viabilizada com financiamento do Google em um projeto que começou em 2019 após o Congresso em Foco ser um dos vencedores do Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina. Radar do Congresso é uma plataforma gratuita de acompanhamento do trabalho parlamentar

O trabalho exigiu a participação de profissionais da área de desenvolvimento, marketing, design e jornalismo.

No Radar do Congresso, o leitor pode buscar informações individuais dos 513 deputados e 81 senadores. Além disso, é possível ter acesso ao posicionamento global dos parlamentares nos principais projetos votados nas duas casas legislativas.

A iniciativa é mais um passo do Congresso em Foco para trazer a tecnologia para o centro das operações do site. Esse movimento já foi reconhecido em 2019, quando o Festival de Cannes premiou o Trending Botics com um Leão de Bronze. O projeto foi uma parceria com a agência FCB Brasil.

A incorporação de bases de dados à cobertura jornalística permite ainda um olhar quantitativo para a produção legislativa que possibilita novas abordagens e leituras dos trabalhos dos congressistas. Isso favorece o exercício de um jornalismo com informações mais sólidas para o site e abre caminho para o desenvolvimento de novos produtos para os assinantes dos Congresso em Foco Premium.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate