02 dezembro 2019

MOSSORÓ: Festa de Santa Luzia 2019 foi aberta domingo e segue até o dia 13

A abertura oficial ocorre a partir das 18h, no Adro da Catedral de Santa Luzia


A Festa de Santa Luzia 2019 foi  aberta  domingo, 1º. A abertura oficial ocorreu às 18h, no Adro da Catedral de Santa Luzia, com Missa Solene presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana. Após a solenidade abertura, será realizado um show com a Big Band do Sesi.

A festa deste ano terá como tema “A Igreja de Cristo em missão no mundo” e lema “É certo que nós próprios precisamos de missionários, mas devemos dar de nossa pobreza”. O encerramento acontece sempre no dia 13 de dezembro com a procissão da padroeira dos mossoroenses.

O vigário-geral da Diocese de Santa Luzia e coordenador da Festa, padre Flávio Augusto, convida toda a comunidade a prestigiar a festa da padroeira. “A abertura será um momento muito bonito. Os trabalhos da Festa de Santa Luzia iniciaram no dia 13 de dezembro de 2018, quando foi anunciada a Comissão responsável pela organização da Festa de 2019. São meses de trabalho, que se intensificam a partir de agosto”, afirma Pe. Flávio Augusto ressaltando a importância dos voluntários. “São 28 comissões e aproximadamente 800 voluntários que trabalham com muita alegria”, declarou padre Flávio.

A programação religiosa conta diariamente com: Missas, às 6h e 12h; Confissões e Adoração ao Santíssimo, de 7h às 10h; Novenas, às 16h e às 19h30, e shows religiosos no Palco da Luz, às 17h. No dia 8 de dezembro será realizado o show Iluminar, às 17h, na Praça do Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

A Festa de Santa Luzia reúne todos os anos milhares de pessoas de Mossoró e cidades vizinhas, além de atrair romeiros de outras cidades e estados. Uma programação extensa vem sendo desenvolvida desde outubro, com a peregrinação da imagem pelas áreas pastorais e municípios que fazem parte da Diocese de Santa Luzia. Também foram realizados eventos sociais e esportivos que mobilizaram voluntários e pessoas da comunidade.

Neste ano, a tradicional Procissão de Santa Luzia, no dia 13 de dezembro, terá como ponto de partida o Santuário de Santa Clara, que está comemorando 20 anos de fundação.

Véspera da abertura contará com Abraço a Cidade, I Romaria Ciclística do Encontro e 10ª Pedalada da Luz

Entre os eventos agendados para a véspera da abertura, três reforçam o convite para a comunidade prestigiar a Festa de Santa Luzia: Abraço a Cidade, I Romaria Ciclística do Encontro e 10ª Pedalada da Luz.

No dia 30 de novembro será iniciado o tradicional Abraço a Cidade, com saída agendada às 14h, da Igreja da Sagrada Família, no conjunto Vingt-Rosado e chegada na Capela da Ilha de Santa Luzia, às 19h30. No dia seguinte, às 6h, será retomado o cronograma do Abraço a Cidade pelos bairros de Mossoró, com chegada prevista para 12h, na Catedral. Nos dois dias serão realizadas 26 paradas em pontos distintos da cidade. O objetivo é anunciar a Festa de Santa Luzia para toda a comunidade.

A I Romaria Ciclística do Encontro terá como ponto de partida o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, Serra do Lima, em Patu. A Romaria ocorrerá no dia 30 de novembro, com saída às 19h, e marcará o encontro de Santa Luzia (Padroeira da Diocese) com Nossa Senhora dos Impossíveis (Padroeira do Santuário do Lima). Com um trajeto de 115 Km, a Romaria Ciclística terá paradas nas cidades de Patu, Olho D’água do Borges, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado e chegada em Mossoró, no dia 01 de dezembro, às 6h.

A 10ª Pedalada da Luz será realizada no dia 01 de dezembro com um percurso de cerca de 8 km. A perspectiva é de que aproximadamente 300 ciclistas participem da pedalada. O ponto de partida será a Catedral de Santa Luzia, às 7h. Os ciclistas passarão por várias ruas e avenidas de Mossoró, dentre elas a Mário Negócio, Dix-Neuf Rosado (Leste-Oeste), Melo Franco, Dr. João Marcelino, João da Escóssia, Princesa Isabel e Santos Dumont, até voltar à Praça Vigário Antônio Joaquim. O percurso será acompanhado por batedores e contará com o apoio da Guarda de Trânsito de Mossoró.

Oratório de Santa Luzia 2019 estreia na 3ª feira


O Oratório de Santa Luzia 2019 terá sua primeira apresentação nesta terça-feira, 3, após a novena. Neste ano, o espetáculo teatral completa 19 anos. A história da virgem de Siracusa será encenada pelos próprios fiéis, voluntários oriundos dos quatro cantos da cidade de Mossoró e por artistas de grande experiência, no adro da Catedral de Santa Luzia. O oratório relembra a vida e os martírios vividos pela santa padroeira de Mossoró.

A direção geral do espetáculo é de Marcelo Flecha. Um dos destaques é o número de pessoas envolvidas – o maior elenco nesses 19 anos de trajetória. Serão 230 pessoas no palco. Na assistência de direção Luciana Duarte e Jeyson Leonardo; as coreografias são assinadas por Adriana Castro e Hykaroo Mendonça. A proposta basilar da montagem é ter os devotos propondo cada cena, transmitindo sua fé ao contar a história de Santa Luzia de maneira voluntária, solidária, generosa e criativa, marca da vocação teatral da cidade de Mossoró.

Uma das propostas do oratório 2019 foi convidar atrizes e atores cuja composição de personagens tornaram-se emblemáticas nestes quase vinte anos de espetáculo: Mônica Danuta como Santa Luzia e Tony Silva como a cega Nicássia. O elenco conta ainda com Joriana Pontes, Leonardo Wagner, Boanerges Perdigão, Neuma Almeida e Plínio Sá, totalizando um número de mais de 50 artistas envolvidos, entre elenco e equipe de criação.

O Oratório é financiado com recursos da Lei Câmara Cascudo, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Cosern, Café Santa Clara e Cimento Mizu. O espetáculo conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e tem na produção executiva Mescias Gomes.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate