24 setembro 2019

INCÊNDIO NA SERRA DO LIMA: UERN irá atuar na recuperação de área atingida por queimadas em Patu



A UERN sempre preocupada com os problemas da região Oeste.



Santuário do Lima
Serra do Lima
Durante a semana passada,  os norte-rio-grandenses assistiram incrédulos aos incêndios que atingiram uma grande área da Serra do Lima, em Patu. Diante da tragédia, a população se mobilizou para auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros que vem atuando na operação de combate ao fogo desde o início da semana.

De acordo com o Coronel Bezerra, diretor de Engenharia e Operações do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, hoje pela manhã, ainda existia um foco de incêndio, em um local de difícil acesso, mas que está sendo monitorado através de drones e outros equipamentos.

Ainda segundo o Coronel, em seus mais de 20 anos de carreira no Corpo de Bombeiros, nunca havia participado de uma operação com um apoio tão expressivo da população.

“Eu nunca tinha visto uma população tão comprometida. A todo momento chegam donativos. As pessoas vêm ajudar na cozinha, vêm trazer água, se inscrevem para ser voluntários para combater o incêndio conosco. O Corpo de Bombeiros Militar e o Governo do RN agradecem por esses parceiros. Sem eles, não teríamos conseguido realizar o trabalho”, afirmou o Coronel.

Presente em Patu através de seu Campus Avançado, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) também se mobilizou. Um grupo de pesquisadores da Instituição se deslocou de Mossoró a Patu para fazer o reconhecimento das áreas atingidas e se comprometeram em atuar no trabalho de recuperação dessas áreas e em um projeto de educação ambiental no Santuário do Lima.

“Estamos com professores de Biologia e Gestão Ambiental e estudantes da graduação e do mestrado, fazendo o levantamento dessa área. Nós já estamos realizando o mapeamento dessa área há três anos. Nossa intenção era propor a criação de um santuário ecológico, mas diante desses problemas ambientais agora precisaremos atuar na restauração ecológica e na educação ambiental no Santuário do Lima”, explicou Ramiro Camacho, professor do Departamento de Ciências Biológicas da UERN.

O Padre Telmo, do Santuário do Lima, agradeceu a presença da Universidade, em especial pelo trabalho de conscientização da população em relação à preservação do meio ambiente na região.

“É um trabalho muito importante e que bom que a UERN se propõe a colaborar nesse projeto”, afirmou o padre.

Diretora do Campus da UERN em Patu, Cláudia Tomé intermediou a mobilização dos professores da UERN nesta questão. “A Serra do Lima tem uma grande importância para a UERN, como campo de pesquisa e produção de conhecimento para os diversos cursos, não apenas no Campus de Patu, como em outros campi”, afirmou.

O prefeito Rivelino Câmara acompanhou a comitiva da UERN. Mais uma vez ele destacou a importância da presença da Universidade em Patu e agradeceu o comprometimento da Instituição com o município e com a restauração da vegetação da Serra do Lima.

“A UERN sempre foi parceira de Patu, com seus projetos e pesquisas, e neste momento, soma-se ao esforço de tantas pessoas e instituições para minimizar as consequências desse incêndio”, afirmou o prefeito.

Chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia também participou da visita. Ela apresentou a solidariedade do reitor Pedro Fernandes e da vice-reitora Fátima Raquel, e colocou a Universidade à disposição de Patu e do Santuário do Lima. “Existem muitas áreas em que podemos atuar. Neste primeiro momento podemos auxiliar na implantação de um programa de educação ambiental e depois na restauração da área atingida e quem sabe, na instalação do Santuário Ecológico”, explicou.

Integraram a comitiva os professores Wendson Dantas e Welka Preston, do Departamento de Gestão Ambiental, além dos estudantes Cláudio Diego, do curso de graduação em Ciências Biológicas, e Micarla Alves, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate