22 março 2019

Deputado Bernardo Amorim reconhece o trabalho da UERN




Em visita à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o reitor Pedro Fernandes conversou com o deputado estadual Dr. Bernardo sobre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ele entregou ao parlamentar o Relatório de Informações da FUERN, com o resumo dos dados e informações orçamentárias do exercício fiscal 2019 da FUERN, a participação do orçamento da Instituição no orçamento do Poder Executivo Estadual e alguns resultados de gestão.

O deputado reconheceu a importância da UERN, principalmente para o interior do Rio Grande do Norte, e colocou o mandato à disposição da Universidade. “A gente precisa de um olhar diferenciado para a UERN. Tenho convicção da importância da Universidade por ser uma Instituição que é uma referência no Estado por oferecer ensino superior público, gratuito e de qualidade, além de desenvolver inúmeros projetos que transformam a vida das comunidades em que a Universidade está inserida”, afirmou.

O reitor Pedro Fernandes apresentou ainda alguns indicadores sobre a Instituição, destacando o percentual orçamentário da UERN frente ao Estado do Rio Grande do Norte, que é de 1,92%, referentes a folha de pessoal e custeio, não havendo previsão orçamentária para investimento.

Pedro Fernandes explicou ao parlamentar que de acordo com relatório do próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE), não existe impedimento legal para o investimento em educação superior no Rio Grande do Norte. “A Constituição Federal determina o investimento de 25% do orçamento estadual prioritariamente na educação básica. Se o Estado direciona mais de 23% para a educação básica, e menos de 2% para o ensino superior, ele está cumprindo a Constituição. Além disso, a UERN também colabora de forma direta com a educação básica, na medida em que é responsável pela formação de mais de 90% dos professores que atuam na educação básica no interior do Rio Grande do Norte, além de ofertar cursos de mestrado em todas as áreas do conhecimento”, explicou.

Outra informação importante apresentada pelo reitor foi o trabalho de captação de recursos para a Universidade, seja através de emendas parlamentares ou da participação em editais. Nos últimos cinco anos, a Instituição conseguiu captar R$ 27 milhões em emendas, que são direcionadas para o investimento.

O deputado se comprometeu em agendar uma visita à Universidade e conhecer, entre outros projetos desenvolvidos, os ambulatórios da Faculdade de Medicina, em Mossoró.

Acompanharam o reitor na visita, a vice-reitora Fátima Raquel Morais e o pró-reitor de Planejamento, Iata Anderson.
Fonte: Site da UERN

0 comentários:

Postar um comentário

Translate