30 julho 2018

Comemorou-se o Dia do Agricultor e 156 anos do Ministério da Agricultura

156 anos do Mapa e Dia do Agricultor foram  festejados  quinta (28)

Ministro interino destaca papel da pasta no apoio ao setor agrícola e a importância do trabalho dos produtores

A agropecuária brasileira comemorou quinta-feira (28) duas datas especiais: o aniversário de 156 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Dia do Agricultor. “O Mapa e o agricultor são indissociáveis, e cada um cumpre um papel essencial para a sociedade e a economia do país. Neste dia, saudamos os nossos produtores e os servidores do ministério, sem os quais o país não seria esta potência agrícola que é hoje”, diz o ministro interino Eumar Novacki. Ele ressalta ainda que está cumprimentando-os também em nome do ministro Blairo Maggi, que se encontra em missão oficial aos Estados Unidos.

Ao longo dessas mais de 15 décadas, enfatiza o secretário-executivo, a parceria entre o Mapa e os agricultores contribuiu para garantir alimentos na mesa dos brasileiros e excedentes exportáveis. “Isso é fundamental à geração de emprego e renda no campo e em nossas cidades.” Hoje – acrescenta –, a cadeia produtiva do agronegócio, na qual os destaques são a agricultura e a pecuária, representa 46,2% das exportações totais do Brasil e 21,5% dos Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Esses números mostram a importância do agricultor”, reforça, assinalando que o país tem mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários.

Novacki destaca ainda o apoio estratégico do Mapa e dos seus servidores aos agricultores. “Nosso ministério é o responsável pela formulação de políticas públicas de incentivo à atividade agrícola, seja por meio do estabelecimento e revisão de normas legais, da manutenção e ampliação de mercado, do financiamento à produção, do estímulo à pesquisa e à inovação tecnológica, da garantia da sanidade animal e vegetal e da colaboração à organização das cadeias produtivas”, lembra. “Aqui é a casa do agricultor, da agricultura, da pecuária e do abastecimento. É onde o produtor encontrará sempre servidores dispostos a contribuir para a produção de mais alimentos para o Brasil e para o mundo.”

Veja aqui e aqui informações sobre o Mapa e sua história.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de comunicação social

0 comentários:

Postar um comentário

Translate