08 março 2018

EDUCAÇÃO BÁSICA: Diretor da CAPES apresenta programas de formação de professores para CNE

O diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Lenuzza, e a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, apresentaram ao pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE) nessa terça-feira, 6, programas de formação de professores da CAPES. O encontro abordou, em especial, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Residência Pedagógica e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que foram anunciados no dia 28 de fevereiro no Palácio do Planalto.

Em sua fala, Lenuzza explicou as diferenças e os objetivos do Pibid e do Residência Pedagógica. “O Pibid atenderá o discente na primeira metade do curso de Licenciatura, com foco em atividades teórico-práticas, visando à iniciação à docência e aproximando o discente da escola. Já o Residência Pedagógica tem como objetivo a realização do estágio curricular supervisionado, com a finalidade de proporcionar uma imersão profissional, com regência supervisionada de sala de aula e intervenção pedagógica”. O diretor e a secretária responderam ainda a questionamentos dos conselheiros.

Joaquim Soares Neto, conselheiro do CNE, ressaltou a importância da publicação dos dois editais, tendo em vista a especificidade de cada um nos estágios de formação dos docentes.

Editais
As inscrições para os programas Pibid e Residência Pedagógica estão com inscrições abertas até 16 de abril. Já o prazo para submissão de propostas para articulação de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai até 20 de abril. O edital selecionará o total de 100 mil vagas a serem preenchidas entre julho de 2018 a dezembro de 2019.
Fonte: "CCS/CAPES"

0 comentários:

Postar um comentário

Translate