17 outubro 2017

Audiência pública na ALERN vai discutir crise na UERN




Nesta  terça-feira, dia 17, às 14h, segmentos da UERN participam de uma grande audiência pública na Assembleia Legislativa do RN (ALERN) em Natal, que vai discutir a autonomia financeira da universidade, situação dos aposentados e os atrasos salariais de docentes e técnicos. A iniciativa é de proposição da ADUERN e vem como parte de uma série de atividades promovidas pelo sindicato na defesa da instituição de ensino.

Além da audiência em Natal, a ADUERN também se reúne, na próxima segunda-feira (16), às 9h, com vereadores de Mossoró que vão entregar uma carta assinada pelos parlamentares municipais, se comprometendo a apoiar a luta de professores e professoras da UERN. No mesmo dia às 15h em Caicó, será realizada uma audiência pública com autoridades da região, também para discutir a situação da universidade.

Em Assú a reunião com parlamentares locais foi realizada no dia 11/10, após solenidade na Câmara de Vereadores do município, que contou com a participação de diversas autoridades do estado.

Em Pau dos Ferros, a reunião com parlamentares da região também já foi realizada. De acordo com o representante da ADUERN na unidade, Marcos Luz, os docentes estão realizando contato direto com os deputados da região e pedindo garantia de apoio às pautas da UERN. Em Patu, a representação da ADUERN organizou um abaixo assinado que está sendo assinado por autoridades políticas da região em apoio às pautas da categoria.

O ciclo de audiências e reuniões com parlamentares e autoridades políticas foi pensado pelo Comando de Mobilização da ADUERN como forma de denunciar a crise vivida pela universidade e fortalecer os apoios à instituição.

Desde a última semana, o Comando de Mobilização já havia iniciado uma série de articulações e contatos juntos aos Deputados Estaduais e Federais, Vereadores, Prefeitos e Senadores do Rio Grande do Norte, pedindo apoio na luta pela manutenção da universidade com qualidade e condições de trabalho.

O Comando de Mobilização entregou aos deputados um documento em que destaca a importância da UERN para o Estado, as pautas a serem defendidas e solicita as assinaturas dos parlamentares, firmando assim o compromisso com a universidade. Até o momento, porém, dos 24 Deputados potiguares, apenas sete assinaram a carta.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate