15 setembro 2017

No dia 19 o Governador do RN vai entregar o 'microcrédito empreendedor' de Olho D'água do Borges


O crédito chega a Olho D'água do Borges graças ao esforço reiterado da Prefeita Maria Helena Leite de Queiroga
O Microcrédito do Empreendedor é uma estratégia de desenvolvimento sócio-econômico implementada pelo Governo do Rio Grande do Norte, sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) e operacionalização da Agência de Fomento do RN (AGN), tendo como objetivo fomentar ações integradas de qualificação profissional e gerencial, assistência técnica, concessão de crédito, acompanhamento e avaliação, com foco na melhoria de vida da população trabalhadora e empreendedora do Estado, visando a inserção dessas pessoas no mercado de produção de bens e serviços nos diferentes setores da economia.

O programa contempla empreendedores formais e informais que queiram montar ou ampliar os seus negócios, em condições de competitividade e sustentabilidade, podendo ser feito individualmente ou em grupos solidários. O PME financia investimentos e capital de giro associado a projetos com foco nos artesãos, pequenos comerciantes, prestadores de serviços, pequenas indústrias e o agronegócio. O limite de financiamento para empreendedores informais é de até R$ 3 mil e para os formais, é de até R$ 6 mil.

As taxas de juros adotadas pelo programa são:

Investimento - 1,5% ao mês, equivalente a 19,56% ao ano;

Capital de giro - 1,7% ao mês, equivalente a 22,42% ao ano.

O prazo das operações de crédito destinadas aos empreendedores informais é de até 12 meses, acrescido de até 03 meses de carência. Já para os formais, em se tratando de investimentos fixos podem ser em até 24 meses, inclusive, 04 de carência. São etapas operacionais do PME: mobilização, capacitação, cadastramento, solicitação de financiamento/plano de negócio, contratação, liberação, monitoramento e avaliação. Bônus de adimplência: pagando em dia as parcelas, obtém-se a bonificação de 100% dos juros do financiamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate