10 junho 2017

Eleitor do Futuro: Escola Judiciária Eleitoral (EJE) realiza palestra educativa em Acari


A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), em parceria com o Cartório Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral e da Direção da Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo (EPIBA), promoveu, no dia 30 de maio de 2017, palestra preparatória às eleições não oficiais que serão feitas no município de Acari, em 28 de junho de 2017.

A ação faz parte do Programa Eleitor do Futuro e objetiva sensibilizar o jovem quanto ao valor do voto, ao mesmo tempo em que apresenta aos alunos da instituição de ensino parceira os desdobramentos do processo eleitoral em um ambiente de simulação, pois reproduz todos os aspectos de um pleito ordinário.

A EJE apresentou aos jovens noções de funcionamento da urna eletrônica, aspectos jurídicos indispensáveis à compreensão e organização de um pleito e, por fim, abordou a temática da corrupção eleitoral. A iniciativa integra a disciplina “Protagonismo Juvenil”, na qual os alunos recebem noções sobre a organização do Estado de Direito e de cidadania.

Para a Diretora da Escola Estadual, a professora Maria de Lourdes Dantas da Silva, “a palestra foi de grande relevância para os estudantes, pois forneceu elementos para que os jovens possam ser protagonistas no processo eleitoral, refletindo sobre a participação política e democrática". O professor Túlio Gabriel Dantas Cortes, que ministra a disciplina na escola, observou que “a parceria com a Justiça Eleitoral é muito importante, especialmente nesse momento em que todo o ensino brasileiro passa por mudanças motivadas pela chamada Reforma do Ensino Médio”.

Durante o mês de junho, os alunos estão em plena campanha, discutindo e aplicando os ensinamentos que foram ministrados pela EJE e estão sendo trabalhados pelos docentes, em sala, para que se possa finalizar o processo com a eleição marcada no final do mês.

Fonte: EJE
DESTE BLOG: Essa iniciativa contribui para formar cidadãos conscientes, críticos, participativos e ativos.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate