16 maio 2017

Gestores municipais passam por credenciamento e já participam da XX Marcha a Brasília, inclusive a Prefeita de Olho D'água do Borges

Professora Antônia Morais Leite e a prefeita de Olho D'água do Borges/RN, Maria Helena Leite assinaram convênio no FNDE




A XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que teve início na manhã desta segunda-feira, 15 de maio, está a todo vapor. Antes de adentrarem às áreas comuns do evento, os prefeitos, vice-prefeitos, secretários e demais gestores municipais passaram pelo credenciamento. O setor Institucional da Confedração Nacional de Municípios (CNM) espera que mais de mil pessoas passe pela Marcha só no primeiro dia.

Dentre os prefeitos credenciados estava Neudo Alves, de Cedro de São João (SE). O gestor estava bastante animado em participar da Marcha, e destacou aquele que considera o principal assunto a ser debatido ao longo dos quatro dias de evento: previdência. “A questão do INSS está matando os Municípios. Esse fato está tornando inviável gerir e administrar qualquer Município da forma como está acontecendo hoje”.


O prefeito de Pains (MG), Marco Gomes, saiu da fila do credenciamento e conheceu alguns dos espaços da Marcha. Ele comenta o que espera dos trabalhos a serem realizados nesta semana em Brasília (DF). “As expectativas são as melhores possíveis, até por entender o tamanho da reponsabilidade que a Confederação tem em relação aos Municípios brasileiros. Acreditamos na capacidade, no potencial e no compromisso da CNM para com essas cidades. Vamos em busca de conquistas”.


Marconi Santana, prefeito de Flores (PE), já participou de outras Marchas. Esta é a 9ª edição que ele prestigia. “Esse é um momento único na história do municipalismo nacional. Os prefeitos não podem deixam de comparecer para fortalecermos as nossas reivindicações, que são muitas, nas áreas de saúde, educação e principalmente segurança.”


Movimento Mulheres Municipalistas

Dentre as atividades previstas ao longo da Marcha consta a apresentação do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), às 16h, no Mezanino. A prefeita de Lourdes (SP), Gisele Tonchis, participará, e fala sobre a representatividade feminina no municipalismo nacional. “Hoje as mulheres estão nas prefeituras ocupando os principais postos, seja como prefeitas, secretárias ou na gestão de alguma outra forma. E, infelizmente, ainda há preconceito com as mulheres, assédio e desconfiança. Esse encontro do MMM será uma ótima oportunidade de debatermos essas questões e procurarmos soluções”.


Também prefeita, Fabiana Ferreira, de Riolândia (SP), espera levar conhecimentos para sua administração ao fim da Marcha, para que sejam utilizados em prol das benfeitorias do seu Município. “Temos muito o que discutir, quero aprender com os demais prefeitos e levar experiências que possam ser enriquecedoras para a minha cidade. Sei do trabalho da CNM, estive aqui ano passado no Seminário Novos Gestores e tenho certeza que a Marcha será tão proveitosa quanto”.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate