02 novembro 2016

Túmulo de padre Cícero deve receber 100 mil visitantes neste Dia de Finados

Mais de 600 mil pessoas participam da Romaria de Finados em Juazeiro.
Cresce a visita de pessoas de fora do Nordeste à cidade, afirma padre.

Do G1 CE

Romeiros demonstram prova de fé e sobem de joelhos escadas da colina do Horto, onde fica imagem de padre Cícero (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
O túmulo de padre Cícero, considerado santo popular do Nordeste, deve receber cerca de cem mil visitantes apenas nesta quarta-feira (2), último dia da Romaria de Finados em Juazeiro do Norte, uma das maiores manifestações católicas do Brasil.

A romaria atrai cerca de meio milhão de pessoas, principalmente do Nordeste brasileiro, e outras 100 mil pessoas da cidade participam das atividades. "A notícia da reconciliação de padre Cícero com a Igreja animou mais ainda os romeiros, mesmo com a crise econômica, o que vemos são mais pessoas participando da romaria", avalia o padre Cícero José.

O padre afirma que Juazeiro do Norte registra um novo "fenômeno" na edição 2016 da romaria. "Além dos romeiros, o fenômeno dos visitantes tem crescido bastante, de todo o local do Brasil. O romeiro vem pela fé, o visitante acompanha e registra a nossa romaria", explica Cícero. 

O "grande momento", segundo o padre Cícero José, é a visitação ao túmulo de padre Cícero Romão Batista, na Capela do Socorro, no Centro de Juazeiro do Norte. Padre José, além da popularidade de padre Cícero, a romaria de finados da cidade atrai centenas de milhares de pessoas porque a cidade conseguiu demonstrar que a morte "não é o fim" para os cristãos.

"Essa romaria é conhecida também como Romaria da Esperança, pois acreditamos que a morte não é a última palavra. Os romeiros que visitam o túmulo de padre Cícero vão renovar a esperança na fé cristã de que a vida não acaba na Terra."

Programação
Mais de 100 mil pessoas devem visitar a Capela do Socorro, onde se encontra o túmulo de Padre Cícero, neste Dia de Finados (Foto: Dioece do Crato/Divulgação)

Nesta quarta, último dia da romaria, as atividades da Romaria de Finados começa ainda na madrugada, as 4h, com o Ofício das Almas, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Em seguida há missa a cada duas horas, das 6h às 18h.

Romaria de Finados
4h - Ofício das Almas (Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores)
5h30 - Caminhada com a Cruz e Imagem de Padre Cícero Romão Batista, saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores para a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
12h - Ofício das Almas (Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)
12h - Despedida dos Romeiros (Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores)
Missas na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores: 6h, 9h e 19h
Missas na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 6h, 8h, 10h, 14h, 16h e 18h
Missa na Capela São João Batista: 17h
Colina do Horto, onde se encontra estátua de padre Cícero, é ponto de peregrinação em Juazeiro do Norte (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Subida à colina do Horto é um dos percursos da Romaria de Finados em Juazeiro do Norte (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Romeiros andam mais de quatro quilômetros até capela em Juazeiro do Norte como demonstração de fé (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, distante quatro quilômetros da zona urbana de Juazeiro do Norte, é outro ponto de peregrinação de romeiros (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Contra orientação dos administradores do Horto, fiéis escrevem nomes na base da estátua de padre Cícero. Eles acreditam que o registro traz a realização de promessas (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

0 comentários:

Postar um comentário

Translate