29 março 2016

FECHA-SE O CERCO AOS CORRUPTOS: Artistas e entidades entregarão medidas anticorrupção ao Congresso

Concebido pelo MPF, pacote de proposições recebeu apoio de diversas instituições e será levado ao Congresso com o apoio de nomes como a atriz Luana Piovani, a atleta Maurren Maggi e o apresentador Danilo Gentili

Valter Campanato/Agência Brasil
Grupo deixará sede da PGR (foto) em direção ao Congresso, a 1km de distância

Mais de duas milhões de assinaturas de apoio à campanha “10 Medidas Contra a Corrupção” serão entregues nesta terça-feira (29), às 14h, na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) em Brasília. Artistas, atletas, movimentos populares e representantes de classe participarão do ato organizado pela Câmara de Combate à Corrupção, departamento do Ministério Público Federal (MPF) que atuou como depositária das assinaturas em oito meses de coleta.
Concebida pelo MPF, a relação de medidas anticorrupção contém 20 anteprojetos de lei com o objetivo de prevenir e punir com mais rigor os crimes de corrupção definidos na legislação pertinente. As proposições também visam assegurar que sejam devolvidos aos cofres públicos recursos desviados por ação de agentes da administração pública.

Estão entre os apoiadores da campanha, entre outros, personalidades como Nelson Freitas Junior, Thiago Lacerda, Vanessa Loes, Maurren Maggi, Andrea Kisser, Rodrigo Minotauro, Jorge Pontual, Luana Piovani, Ricardo Macchi, Luciano Szafir e Danilo Gentili. Todos eles confirmaram presença nos atos de entrega das assinaturas. Diversas instituições e entidades de classe também se envolveram com a coleta de assinaturas e confirmaram participação no evento (veja abaixo).

A iniciativa do MPF ganhou força com uma campanha de iniciativa da popular, apartidária, que foi arregimentando apoio com o transcorrer do tempo. Durante os oito meses desde o anúncio das proposições, os idealizadores dessa mobilização se articularam pelo país e, nesta terça-feira, finalmente farão chegar à PGR e ao Congresso a adesão de milhões de signatários ao esforço anticorrupção.
Haverá todo um rito de entrega das medidas e das assinaturas que as amparam. Às 14h, a documentação será entregue em solenidade no auditório Juscelino Kubistchek, na sede da PGR. Neste momento, o MPF devolverá à população as adesões coletadas desde o início da campanha, permitindo que os próprios cidadãos se encarreguem de fazer a entrega das medidas ao Congresso. Ao todo, cem voluntários receberão pacotes com mil assinaturas cada um.
Em seguida, às 15h, o grupo deixará a PGR em caminhada ao Congresso, a cerca de um quilômetro de distância. A entrega das medidas está prevista para as 16h, quando o Hino Nacional será cantado. O MPF vai disponibilizar à sociedade um site para acompanhamento da tramitação das matérias em tempo real, com registro sobre o voto de cada deputado e senador em cada uma delas.
“A ferramenta é mais uma forma de a sociedade cobrar e seguir o resultado positivo desta ação”, diz o MPF. “Em um momento tão tenso e delicado no cenário político brasileiro, a população clama pelo fim da corrupção, por ações mais cristalinas e por políticos que coloquem os interesses do povo acima dos próprios, e não o contrário, como vemos acontecer cotidianamente no país.”

0 comentários:

Postar um comentário

Translate